Educação Alimentar e Nutricional na Escola

A educação alimentar e nutricional é vista como uma estratégia para promoção de hábitos alimentares saudáveis e acredita-se que a escola, como ambiente de aprendizado, seja um espaço apropriado para desenvolver essas ações. 

Cerqueira (1985) a considera medida de alcance coletivo com o fim primordial de “proporcionar os conhecimentos necessários e a motivação coletiva para formar atitudes e hábitos de uma alimentação sadia, completa, adequada e variada“.

Além disto, a lei 13.666/2018, sancionada em maio de 2018, determina que a Educação Alimentar e Nutricional deve ser incluída nos currículos escolares de alunos de ensino fundamental e médio de instituições de ensino público e privadas. 

Sendo assim, o Centro Educacional Áster Infantil, tem como uma de suas prioridades, a alimentação saudável e o trabalho de educação nutricional, realizado semanalmente pela nutricionista. Esse trabalho envolve uma série de atividades, entre elas estão: Aulas lúdicas para as diversas faixas etárias que contam com a utilização de alimentos de brinquedo e in natura, banners, massinha confeccionada pelos alunos, figuras, jogos, aulas sensoriais, horta, contação de história e ainda projetos de incentivo a alimentação saudável e oficinas de culinária.

Essas atividades despertam a curiosidade das crianças e aumentam as chances de elas experimentarem nossos alimentos e terem melhor qualidade de vida.

Caroline Flores 

Nutricionista

CERQUEIRA, M. T., 1985. Educación en nutrición: Metas e metodología. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, 99:498-509.

 

20191028_104555 (1)