Este ano, às sextas-feiras, desenvolveremos um programa trabalhando a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Nomeamos este projeto de Giz Pastel, porque “a vida tem a cor que a gente pinta“.

A inteligência emocional é um dos aspectos importantes de uma pessoa. Possuir inteligência emocional favorece as relações com os demais e consigo mesmo, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e favorece o bem-estar pessoal e social.

A inteligência emocional é formada por um conjunto de competências relacionadas à capacidade de administrar de forma adequada as próprias emoções e, também, as alheias.

São cinco os blocos de competências emocionais: consciência emocional, adequação emocional, autonomia emocional, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida e o bem-estar emocional, os quais procuraremos desenvolver com nossos pequenos, através de brincadeiras, contação de histórias, jogos e observação.

É preciso estar disposto a investir tempo, esforço e atenção para ajudar as crianças a adequar melhor as emoções.

Por isso a participação da família será valiosa ao responder às “perguntas poderosas”. O valor da “pergunta poderosa” é o de compartilhar com os pais o que trabalhamos na escola propiciando sua participação efetiva, gerando reflexão, troca, ação, mobilidade. Não há respostas “certas” ou “erradas” para as perguntas poderosas, porque o objetivo é a troca de experiências e vivências com os pais.

O tempo que os pais e os educadores profissionais dedicarem a estimular as crianças para que administrem melhor suas emoções será bem empregado.

É uma tarefa que vale a pena e que compensará no futuro.

Além de todo o trabalho em andamento e desenvolvido com os nossos pequenos, estaremos diversificando a rotina escolar com a criação de um MASCOTE para cada turma. Com a participação ativa das crianças, este receberá um nome e todos os cuidados necessários para o convívio na turma na qual seu filho(a) está inserido(a).

O objetivo é levar à sala de aula um mascote para que sejam trabalhados valores como:

  • Proporcionar às crianças novas experiências, valorizando toda a sua vivência;
  • Cuidado com os outros;
  • Companheirismo e amizade;
  • Valorizar a participação de todos os envolvidos neste Projeto;
  • Conceitos matemáticos como quantidade, reconhecimento do nome, alfabetização e noções de tempo também fazem parte desta ação;
  • Desenvolver a Oralidade.

O mascote será levado para casa no final de semana. Quando o mesmo retornar a criança relatará como foi o seu final de semana com o seu amigo Mascote.

 

About the author
Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit